A Argentina estará presenta na 15ª Bienal de Arquitetura de Veneza com "experimentAR, poéticas desde la frontera", tema de seu pavilhão nacional que tem curadoria de Atilio Pentimalli e cuja direção artística está a cargo de Alejandro Vaca Bononato.
Alinhado com os objetivos colocados pelo diretor da Bienal deste ano, Alejandro Aravena, o pavilhão argentino propõe levar obras "que vencem a batalha diária contra os códigos, a falta de recursos econômicos, as condições flutuantes do país, os tempos e as exigências do mercado através da inteligência, a intuição, o trabalho e o talento argentino para realizar uma arquitetura singular, surgida do mais profundo de nosso pensamento e de nossa terra, que melhore a vida das pessoas e abra novos horizontes."
Memorial oficial:
Arquiteturas, modos de fazer e habitar; poéticas que trazem memórias do futuro.
Arquiteturas, que em maior ou menor medida são experimentos, experiências vitais de possíveis.
Não abstrações, o já conhecido, o que ocupa formalmente o centro.
Arquiteturas que se estendem em uma linha impossível: no território quimérico dos Pampas.
Definitivamente, mestiçagens americanas, arquiteturas que advêm da fronteira, no apenas física, também de pensamento...
Na repetição de fórmulas bem sucedidas se perpetua o conhecido, o que já está, o que funciona. É na experimentação que surgem novos espaços formais, originais e maneiras criativas de ir mais além do conhecido.
A mostra acontecerá em estruturas labirínticas autoportantes de ripas de madeira, onde se pode submergir em uma atmosfera de labirintos borgeanos que contém todo o nosso universo de explorações arquitetônicas.
Propomos levar a Veneza obras argentinas que têm conseguido, através da experimentação e da exploração do cotidiano, ir além das regras. Obras que vencem a batalha diária contra os códigos, a falta de recursos econômicos, as condições flutuantes do país, os tempos e as exigências do mercado através da inteligência, a intuição, o trabalho e o talento argentino para realizar uma arquitetura singular, surgida do mais profundo de nosso pensamento e de nossa terra, que melhore a vida das pessoas e abra novos horizontes.
Curador: Atilio Pentimalli
Direção artística: Alejandro Vaca Bononato
Equipe de projeto: Ana Arlia
Colaboradora: Camila Urani